Esta é uma lista para o qual tive criar uma série de regras, senão seria uma maluquice sem pé nem cabeça. Por isto não espere encontrar nesta lista super policiais espaciais ou policiais cibernéticos de alta tecnologia, e nem mesmo aqueles que na obra em questão da qual fazem parte não estão na atribuição de suas funções.
Sendo assim...
Os 10 Policiais Mais Icônicos da Ficção.
10 – Jim Street – O seriado da SWAT dos anos 1970 não só marcou época pelo seu tema de abertura, como pelas pequenas polêmicas sobre o grau de violência do seriado para época. E de toda sua equipe, óbvio que o destaque vai para o personagem interpretado por Robert Urich.
09 – Kojak – O tenente da policia de Nova York, Theo Kojak (Telly Savallas), marcou época tanto pelo bordão, como pela indefectível mania de pirulitos (mais saudável que cigarro), bem como por fazer sucesso com a mulherada numa época pré Vin Diesel e Jason Statham, onde os carecas não tinham vez (risos).
08 – Reneé Montoya – Criada apenas para uma breve participação num episodio de Batman TAS, a oficial Montoya logo caiu nas graças do público e do pessoal da DC Comics. Fez sua transição para as HQ’s no qual foi promovida e chegou inclusive assumir o posto do vigilante conhecido como “Questão”.
07 – Frank Poncherello e John Baker – Sim, esta é uma citação dupla. As míticas autoestradas da Califórnia e sua força de patrulhamento, conhecida pela sigla CHIP’s nunca mais foram vistas da mesma forma depois do seriado protagonizado por Erik Estrada e Larry Wilcox.
06 – Gil Grisson – Não podemos esquecer que os peritos forenses também são policiais, e como mostrado no artigo sobre CSI aqui no blog, são quem de fato muitas vezes desvendam os crimes. Personificados de forma singular na interpretação de William Petersen.
05 – Andy Sipowicz – Pensa numa criatura toda errada. O pior exemplo do que poderia ser um bom policial. Pois é. Mas justamente por isto o personagem interpretado por Dennis Franz marcou tanto.
04 – Kate Mahoney – A bela policial de Chigaco foi pensada para ser a versão feminina de Harry Calaham, o Dirty Harry. Contudo, Kate foi bem além. Bem antes inclusive do Sipowicz de Dennis Franz, a personagem imortalizada por Jamie Rose tinha um caso com um colega de trabalho casado e possuía um posicionamento bem a frente do que se costumava ver nos seriados policiais de tevê do começo dos anos 80 em diversos assuntos.
03 – Martin Riggs e Roger Martaugh – Mais uma citação dupla. Por quatro filmes, Mel Gibson e Danny Glover, sempre sob a batuta de Richard Donner, deram vida a dupla de policias de Los Angeles com a melhor sintonia que o cinema já mostrou. Mais um daqueles casos que um reboot por melhor que seja, é uma ideia muito ruim.
02 – Harry Calaham, o Dirty Harry – Clint Eastwood ao longo de cinco filmes encarnou o detetive da polícia de San Francisco, que praticamente definiu o filme policial moderno. Mais do que marcar época, ditou padrões.
01 – James Gordon – O comissário de polícia de Gotham está aqui, pois além de conseguir ser um personagem fundamental na iconografia do herói mais relevante das HQs, se faz importante mesmo sendo uma “pessoa comum" no meio de um universo de super personagens. E que se entenda o “super” aqui não apenas pelo prisma de poderes inverossímeis.
XOU! Lista bacana!
ResponderExcluirNão tem Thomas Jefferson Hooker nessa lista? Como assim?!
ResponderExcluirFaltou o Sledge Hammer....KKKKKKKKK
ResponderExcluir