terça-feira, 16 de julho de 2019

Patrulha Estelar - A Saga dos Golbas


Bem, não é novidade para ninguém que acompanha aqui o blog, minha admiração pela saga do Encouraçado Espacial Yamato, mais conhecido aqui em Terra Brasilis como Patrulha Estelar.
E logo de cara, lá no começo do “Enquanto Isso na Ponte de Comando” dediquei os três primeiros artigos a saga. Mas senti a necessidade de retornar até ela para falar de dois de seus longas-metragens, “A Nova Viagem” e “Para Sempre Yamato”, que comumente são chamados de “A Saga dos Golbas”.


Mas para que falar desta fase?
Lógico, que se você como eu conhece a saga do Yamato de trás para frente, e conhece todos os nomes originais em japonês dos personagens, este artigo pode parecer uma grande “encheção de linguiça”.
Mas percebi que mesmo com a internet, e sua distribuição farta de informação, é grande o numero de pessoas que desconhece oque aconteceu entre as séries “O Cometa Império” e “ A Crise do Sol”, e por isto resolvi escreve este artigo, então vamos lá.
Após o final da série de tevê “O Cometa Império” que estabeleceu um retcon com o que foi mostrado no longa “Adeus Yamato” que acabou (lógico) fora da cronologia da saga. Estabelecendo Patrulha Estelar não só como uma das sagas de ficção espacial mais importantes de todos os tempos, como se tornou a animação mais relevante da história (e não, isto não é um eufemismo meu), por vários aspectos anteriormente aqui citados.


Sendo assim, a tripulação do Yamato (por questões históricas, vou chamar a nave apenas assim), junto à novos tripulantes, estava pronta para novas aventuras. E então, meio que a “toque de caixa”, foi lançado em 1979, Yamato - A Nova Viagem.


Depois dos eventos de “O Cometa Império”, o Yamato já devidamente restaurado, recebe uma leva de novos tripulantes. Entre estes, Tokugawa, filho do antigo chefe da “seção do motor”, que aqui nós conhecemos como Orion (seu nome ocidentalizado), e cuja morte foi uma das que não foram mostradas na versão de  “O Cometa Império” que  chegou até nós.

Em "A Nova Viagem"...


... o Yamato recebe novos tripulantes.

Mas enquanto os novos tripulantes são treinados, com direito a algumas trapalhadas inevitáveis, em outro canto do espaço, um pesaroso Deslock retorna com as poucas naves que lhe sobraram para prestar uma última homenagem ao seu planeta à beira da extinção.
Só que para a surpresa do líder dos gamilons, naves desconhecidas mineravam o que tinha sobrado do planeta, despertando a fúria de Deslock que ordena sem pensar duas vezes que as naves desconhecidas fossem atacadas.

Os gamilons atacam o inimigo desconhecido

Gesto pouco pensado que acarreta na destruição prematura de Gamilon, e que por tabela coloca em risco Iscandar, planeta irmão de Gamilon, onde viviam Alex Wildstar (Mamoru Kodai no original), Starsha e a filha dos dois, Sasha, que passa a vagar pelo espaço.

A atitude sem pensar de Deslock trás graves consequências

E aí qual a solução que Deslock pensa?
Lançar um pedido de ajuda à Patrulha Estelar.


Este é um dos pontos que para quem assistia a animação na extinta Rede Manchete parecia um pouco louco. Tudo bem que nos momentos finais de “O Cometa Império”, Deslock ao alcançar seu objetivo e vencer a Patrulha Estelar, não só poupa sua tripulação, já que seu objetivo tinha sido alcançado, como dá a dica de como poderiam vencer o Cometa Império, mas daí a terem virado aliados, quase amigos, como vimos na terceira série,  “A Crise do Sol”, demandava uma certa distância.


O pedido de Deslock é recebido não apenas no Yamato, como pelo comandante Todo, que ordena a partida da nave. Não em auxílio aos gamilons, mas sim a Starsha, num gesto de gratidão àquela que salvou a Terra.
Descobrimos então que aquele novo adversário, os golbas, um povo vindo da distante “nebulosa escura", era muito mais “osso duro de roer" do que era possível se imaginar.
Me lembro até hoje quando assisti este longa pela primeira vez, em uma apresentação numa amostra de quadrinhos e cultura pop. Numa sala de vídeo lotada, que foi à loucura, mais que final de Copa do Mundo,  quando o Yamato chega para ajudar seu antigo inimigo.


Resistindo com sua fortaleza-móvel (uma enorme estação espacial) até aos mais pesados ataques conjuntos da Patrulha Estelar e de Deslock, os golbas impõe aos protagonistas talvez os maiores sacrifícios de toda a saga, cabendo a Starsha o maior de todos estes sacrifícios, enviando Alex e a filha para o Yamato, para que conseguisse colocar um fim a batalha.


“A Nova Viagem" pode não ser a produção mais esmerada tecnicamente da saga do Yamato,  até porque, como citei, foi feito meio as pressas, mas tem a mais ágil narrativa de todos os longas metragens da Patrulha Estelar , e preparou o terreno para o que viria um ano depois.
E o que estava por vir se transformaria num verdadeiro marco.


2 de agosto de 1980, chegava aos cinemas nipônicos, “Para Sempre Yamato”.
Um longa-metragem que se tornou um marco para a animação nipônica e mundial, se tornando como já citei aqui  no blog, a maior bilheteria daquele ano na terra do sol nascente, obliterando o todo poderoso “O Império Contra Ataca”. Até porque se estamos falando sobre contra-ataques, o que os golbas fazem aqui, faria Darth Vader ficar ruborizado de vergonha.

O ataque dos Golbas é fulminante.

Totalmente, e sem pudores, inspirada no clássico “A Guerra dos Mundos" de HG Wells, a invasão do Império Golba é no mínimo fulminante, e esqueça toda aquela pompa e circunstância da ocupação do Cometa Império. Aqui ela é feita em uma única noite de terror, na qual os soldados golbas disparam a esmo em todas as pessoas,  estando elas num trem ou até dentro de seus apartamentos.
Pois tudo que o povo da nebulosa escura queria era vingança pela derrota sofrida em “A Nova Viagem”, além de um temor secreto sobre a capacidade de batalha do Yamato que poderia levá-los a destruição.
Só que para azar dos golbas, os tripulantes do Yamato tinham sido separados para cumprir diferentes funções, enquanto o paradeiro da nave era mantido em segredo.


Segredo este que Kazam o líder da invasão tenta tirar do Conselho de Defesa da Terra, mas que só consegue é levar uma resposta humilhante do comandante Todo,  que por causa disto é condenado à morte,  da qual só escapa devido ao sacrifício de Alex Wildstar.


Sacrifício também é oque Lola/Yuki faz depois que os membros principais da tripulação se reúnem, e conseguem contato com Sandor/Sanada que explica que o Yamato estava sendo modernizado num asteroide e por causa disto não fora descoberto pelos golbas. Na tentativa de fuga, Lola, para ajudar na partida da nave, acaba sendo alvejada e ficando para atrás. Aqui é preciso ressaltar que “Para Sempre Yamato” também é um pouco reflexo da época que foi realizado, portanto vemos Lola tendo um papel fundamental na trama, indo além do que estávamos acostumados a ver até então.


Chegando enfim ao Yamato, Derek Wildstar/Sussumu Kodai e os demais encontram Sandor e o chefe Yamazaki , e são apresentados a Shiro Kato o novo líder dos Tigres Negros, que era irmão mais novo de Kato, que aqui no Brasil conhecemos como Conroy, que havia morrido na segunda série de tevê . E para surpresa geral conhecem também Yamanami, o novo capitão do Yamato. Lembrando que Derek só foi mesmo efetivado no cargo na terceira série de tevê.



Capitão Yamanami

Parece muito coisa? Pois é. Mas ainda tem mais.
Lá eles também são apresentados a uma jovem chamada Mio, mas que depois descobrimos ser Sasha, a filha de Alex e Stasha, que devido sua natureza scandariana teve seu crescimento bem mais acelerado que um humano.

A famosa fita VHS do Cometa Império e sua capa.

Lembrando que a fita VHS que foi lançada aqui no Brasil com alguns episódios da série do Cometa Império tinha como capa justamente a figura de um poster promocional de “Para Sempre Yamato”, criando na época uma bela interrogação na cabeça de muita gente que não fazia ideia quem era aquela jovem que aparecia junto a Derek e Lola na imagem.
Acha que acabou por aqui? Que nada...

Alfon e Lola

Na Terra, Lola é feita prisioneira por Alfon, o chefe do setor de inteligência dos golbas, mas que acaba se encantando pela terraquea, que nem supunha que lá no espaço Sasha também acaba nutrindo sentimentos parecidos pelo tio, enquanto o Yamato vá em direção a Nebulosa Escura em busca do planeta natal dos golbas.


Busca que ao terminar coloca um belo ponto fora da curva ao que comumente nós vimos, quando num sortilégio, o líder dos golbas tenta fazer os tripulantes do Yamato acreditarem tinham dado um salto duzentos anos no futuro.
Um plano inteligente, que tocava em 1980 com a questão da passagem do tempo em viagens espaciais,  algo bem comum de uns anos para cá, mas que naquela época era novidade.


Lógico que tal sortilégio, pela teimosia de Derek e uma sacada de inteligência de Tokugawa não dá certo, enquanto na Terra, Lola toma a liderança ao ataque a fortaleza dos invasores, quando então temos mais uma surpresa ao descobrirmos a real na natureza dos golbas.
Nossos heróis vencem?


Lógico que sim,  afinal, se não vencessem não haveria “Patrulha Estelar 3 - A Crise do Sol" (risos), mas não sem deixar de lado aqueles sacrifícios dramáticos que tão bem conhecemos, mas que aqui são apenas mais um ingrediente de uma receita perfeita  de como se contar uma história de ficção espacial de forma inteligente, numa produção esmerada, tensa e que se tornou atemporal por conseguir atingir todo tipo de público sem precisar se descaracterizar para isto.

LINKS


                     PATRULHA ESTELAR - A NOVA VIAGEM

                         PATRULHA ESTELAR - PARA SEMPRE YAMATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 10 Melhores Filmes de Arnold Schawarzenegger

               Tempos atrás aqui no blog, foi feita uma lista com aqueles que na humilde opinião deste escriba seriam os “10 Melhores Filmes...